quarta-feira, janeiro 30, 2008

Que delinquentes temos e somos?

No início de mais um ano judicial, a abertura não podia ser mais polémica.
Para além das declarações do Dr. António Marinho e Pinto à Antena 1 na passada sexta-feira, o Sr. Presidente da República “acabou por dar seguimento às críticas” feitas pelo bastonário da OA, refere o JN. Até aqui nada de anormal. Estamos habituados a que se levante a lebre, mas depois não há sacana nenhum que lhe acerte.

As alegadas insinuações do bastonário, para além de serem graves, são sérias. Alguns de nós, julgados e condenados, também comemos algum de sacos grandes e sabemos muita merda sobre os grandes grupos económicos. Só que tivemos azar e fomos agarrados. Mas a gente não abre o bico, estejam descansados.
O que nos espanta é que haja tipos com responsabilidades no campo de investigação jornalística e do Direito que ficaram escandalizados com a tentativa de denúncia feita por António Pinto.

Para quem vive num ninho de lacraus – uma frase política parlamentar já com muitos anos – tem que estar imune à picada fatal. Quem não estiver, está fodido. Desde o simples traficante até ao assassino mais brutal, neste Palacete à beira-rio, temos que aprender a lidar com todas as situações. E um dos lemas da vida numa prisão é precisamente o da sobrevivência.
Aí fora não é diferente. O que dói é a impunidade de gajos que nos fodem e que continuam bem na vida.

Mas os bandidos somos nós!

Bruno Miguel Martins

ps - o Zé "Prisas" manda um abraço a todos. Está bem e recomenda-se. Mas se não fosse cá por coisas ainda arranjava maneira de "arranjar" um PC na Sonae para lho oferecer. Claro que o gajinho mandava-me logo para um sítio que não digo.

segunda-feira, janeiro 21, 2008

O preto no branco






"Sei que pareço um ladrão...
mas há muitos que eu conheço
que, sem parecer o que são,
são aquilo que eu pareço."

Como sempre, o nosso estimado companheiro e querido Amigo Zé esteve cá em mais um domingo que podia aproveitar para fazer coisas mais importantes, digo eu. De qualquer forma, é sempre uma mais-valia para que possamos andar na frente do que acontece para lá destes muros do Palacete e o gajo não abdica de nos acompanhar em tudo o que pode. Destes já não há, digo eu repetidamente as vezes que for preciso. (Ele agradece e retribui com um caloroso abraço a todos aqueles que lhe deixaram mensagens e palavras de apoio)

Agora vamos ao assunto.
O Correio da Manhã trouxe na primeira página um retrato-tipo do alegado raptor da pequena Madeleine McCann, certo? Sabe-se porventura quantos iguaizinhos temos por aqui espalhados nestas Alas e celas de aço requintado? Sete. Sem tirar nem acrescentar um cabelo que seja.

Tudo isto dá razão ao verso do António Aleixo que serviu de entrada e/ou aperitivo para este texto.
Agora acrescente-se o número de indivíduos nesta população residencial parecidos com políticos profissionais. Outros que se parecem com advogados a recibo verde. Muitos outros que imitam muito bem empresários de renome, futebolistas, banqueiros e vendedores da banha-da-cobra.

Querem mais?

Autarcas, polícias, Chefes-de-gabinete, Conselheiros de Estado, top-models, apresentadores de televisão e outra malta que está sempre nas revistas cor-de-rosa. Temos de tudo um pouco. Até rapaziada em alta que em tudo se assemelha com negócios-da-china e outros imobiliários paralelos. Mas convém escrever que, ao contrário do que se queira insinuar, e alegadamente fosse suposto que estaria tudo preso, não haveria Estabelecimentos Prisionais suficientes.

O que vale é que eu sou mesmo aquilo com que o Aleixo se parece. E mais não digo.

Bruno Miguel Martins

terça-feira, janeiro 08, 2008

Ano novo, vida nova

Entre os poucos indultos que o Sr. Presidente da República deu (a rapaziada nunca lhe perdoou o esquecimento das prisões no seu Roteiro) e as precárias nesta altura do ano, o Núcleo Duro ficou reduzido a metade (o Zé faz-nos tanta falta). E nesta coisa de entradas e saídas nunca se sabe como se deve interagir. Mas cá vou tentando aguentar esta pesada herança que aquele sacana nos deixou. O Zé.

Num balanço puramente estatístico, uma coisa bate certo: todos se queixam que a merda da vida aí fora tá fodida para aqueles que por mais dificuldades passam. E como se deve calcular, a esmagadora maioria dos reclusos não são originários de famílias abastadas. Daí, o termos testemunhado em conversas informais pelos corredores destas Alas que muitos já conhecem de cor, que muita malta “se desenrascou” para poder comprar uma merdice para os filhos, ou um simples bolo-rei que também custa a mastigar para colocar na mesa de Natal. E isso é fodido, meus. Uns viram as penas agravadas. Outros, lá se desenrascaram.

Certamente que nunca nos podemos queixar do tratamento e das regras deste Estabelecimento Prisional, ou de qualquer outro, porque as coisas funcionam mesmo assim. E por muito que possa doer a quem aqui criou raízes, sempre estivemos a par da realidade; somos escumalha e ninguém dá dois euros por qualquer um de nós. Mas se eu disser que há aqui gajos que estão encostados por pequenos delitos que a lei penalizou com dois ou três anos, e que possuem qualidades que muitos dos "certinhos" do lado de lá do muro não têm, não estarei a faltar à verdade.

Li algures que a medição da cultura dum povo se faz pelo tratamento que dá aos animais, ou coisa parecida. Eu acrescentaria sem pestanejar, que também se pode ajuizar pelo tratamento que os governantes querem, podem, e devem dar aos governados. E mesmo detidos por delitos que a sociedade julga e condena, também temos direito à opinião, sem contudo, recorrermos à indignação. Por motivos óbvios.

Serve este desabafo para constatar que estamos em tempos de mudanças. No Montijo estão a fazer-se coisas novas. Em Paços de Ferreira, também. Por aqui, as mudanças prendem-se com a troca de seringas e com a nova lei do tabaco. Não sei que para que quarto me vão mudar, mas deixar de fumar não deixo, e transformações mais importantes hão-de vir a lume. Nem que seja só p’ra queimar. Mas a malta aguenta.

Daremos notícias novas logo que tenhamos autorização.

Bruno Miguel Martins