quarta-feira, maio 31, 2006

A bola mora ao lado

“Não há homens absolutamente bons, do mesmo modo que não os há absolutamente maus, ou delinquentes congénitos; por isso mesmo é possível, ao contrário do que pretendia Schopenhauer, uma modificação do carácter, ensinando a experiência que, mediante sério esforço, muitos o conseguem.”

Nelson Hungria Hoffbauer


À semelhança do que vai acontecer com os professores, nós também avaliamos e somos avaliados. Não duma forma colegial do termo mas apenas para saber como estamos. Quer em moldes físicos (é importantíssima a saúde num local como este), quer no panorama psicológico. Para isso nada melhor do que estar em constante actividade.

Sobre isso tenho a dizer que, ao contrário do que se possa pensar, não temos uma vida completamente ociosa e o lazer é limitado em horários disciplinados. As actividades laborais prendem-nos igualmente. Claro que não abrange toda a população do presídio. Há os “perigosos” que, como o próprio adjectivo indica, estão retidos demasiadas horas devido ao óbvio.

De qualquer forma, a iniciação a este contacto virtual, se alterações residenciais não fizessem, já produziu alguns efeitos em moldes comportamentais. Para além da “novidade”, redescobriu-se um perímetro que se julgava não poder chegar: a contracultura.
Quantos sabiam da existência de Jack Welch, ou de Eduardo Lourenço, ou de Samuel Beckett? Quem se atreveria a ser possível sair à noite "conduzindo" um Google Earth a ouvir Axl Rose ou Red Hot Chili Peppers?

“Podemos fazer mais!”, é o sentimento geral de todo este tempo que nos sobra. E certo é que os diálogos de caserna já não absorvem tantas atenções às novas armas e a “projectos” que, invariavelmente, farão voltar os indefectíveis a tais planos.

À oportunidade que o Director nos deu, o devemos. A todos os que por aqui vão passando, também.
A teamgeist está agora do nosso lado. Ficamos gratos.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isso da ocupação no " teu presídio" fez-me rir. Como também a contra-cultura, com a " benevolência" do Sr.Director.Um recluso em cumprimento de pena, por decisão do tribunal, fôramos suspensas alguns direitos, entre os quais o da liberdade de movimentos (o mais visível, como é evidente). Os demais Direitos, Liberdades e Garantias, salvo mencionados na sentença, lhe são devidos. O da formação profissional, o da instrução, o da saúde condigna, e alimentação, o da sua segurança física e psíquica, etc., etc. (ver relatórios sobre o estado das prisões).Paparicar na mãozinha do carcereiro, pode ser o mal menor, mas é indigno de alguém anti-sistema. Mesmo que a alternância, seja o silêncio. Um dos males das prisões neste País, é tudo estar na mão da sacrossanta segurança, e da respectiva Chefia, veja-se corpo da guarda., é o olho da inquisição que nada tem a ver, muitas vezes com segurança. O resto é banda para animar a caserna...

3:57 da tarde  
Blogger maloud said...

Quando comentámos o seu blog na GLQL, alguém escreveu que o director de uma prisão era uma espécie de monarca absoluto, e todos dependiam da sua boa vontade ou da má. Se isto for verdade, é lamentável que estejam sujeitos a tanto poder discricionário

4:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

4:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

9:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

3:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

5:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

1:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... 2004 mercedes c240 exhaust Toy plastic dump trucks Chrysler electronic distributor farmers insurance claims billings mt Individual health insurance companies lexington2c kentucky arsenic water contamination iron hydroxide removal filter water filters pur Blocker earthlink manage spam Online payment etisalat Neurontin class action suits Peugeot fahrrder

5:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »

12:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home