sábado, agosto 05, 2006

Herói ou tirano?



Nós, os “Filhos da Revolução”, temos alguma dificuldade em entender o que se passa. Primeiro porque somos burros que nem dois portais de igreja. Segundo, porque nunca atingimos o grau de absorção estudiosa desta rapaziada que anda nos blogues, e fomos “educados” ao sabor do Tejo, nas ruas para aprender contra os canhões marchar.
Uma coisa é certa: sempre nos foi dado respeitar a Revolução Cubana (e alguns até iam mais longe ao ponto de a idolatrar).

Depois de termos lido algumas opiniões por ilustres oradores do nosso mercado, as opiniões emitidas entre os muros deste palacete, não ganham consenso e não se tem, propriamente, um conceito comparado com os tiranos da Roma antiga.

Sabemos, porque a História assim nos conta, que Hitler e Genghis Khan (Temudjin para os amigos) foram dos mais sanguinários. Pelos mesmos motivos, temos razão para crer que Stalin, Franco, Mussolini, Pinochet ou Kim Jong-il, também estarão na lista.
Resta-nos saber se Salazar faz juz ao epíteto, tal como alguns déspotas esclarecidos que li algures; Frederico II da Prússia, Catarina II ou o próprio Marquês de Pombal.

Todos eles usufruíam de poderes e mordomias que sonegavam aos seus próprios conterrâneos. Muito deles mataram, ou mandaram fazê-lo aos seus acólitos.
Seriam tiranos Emiliano Zapata ou Pancho Vila? E mais Perón ou Manuel Marulanda? Che Guevara? Zé do Telhado ou Robin Hood? Serão tiranos George W. Bush, Tony Blair, Ehud Olmert ou Hassan Nasrallah?

É que a nossa maior dúvida continua a ser a tirania. Seja ela de esquerda ou de direita ou dos lados. Sim, porque os heróis sabemos de antemão onde os encontrar: ou no cemitério, ou a cumprir pena aqui ao pé da gente.

Bom fim-de-semana!

4 Comments:

Blogger TheOldMan said...

Os homens de estado de personalidade monolítica têm o seu tempo certo.

Embora sendo os ideais para levar para a frente uma revolução e unir um país, não devem nunca ser considerados para o seu posterior desenvolvimento; mas isto apenas por falta de flexibilidade.

;-)

Bom fim de semana (where available).

6:39 da tarde  
Blogger Zé "Prisas" Amaral said...

theoldman: É essa precisamente a minha posição. Mas não tenho a eloquência das suas palavras, nem tão pouco a experiência e a inteligência que o amigo transmite nas suas opiniões.

10:42 da manhã  
Blogger Bart Simpson said...

escolhia como tirano mais depressa o Hitler que o Fidel...

7:59 da tarde  
Blogger Zé "Prisas" Amaral said...

Está no seu direito, bart simpson.
Mas lembro-lhe que se quiser ser governado por ele (Adolf), o homenzinho auto finou-se, coitado.
Faz tempo.

10:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home