sexta-feira, junho 02, 2006

Perez "El Tigre"

Há blogues que nos deixam pensativos com o baptismo com que se editaram à nascença e vão ao encontro do muito que se desconhece do género humano. O nome d'"A Memória Inventada" é um deles.

A memória faz lembrar toda uma vida recheada de retratos que, sem explicar, guardamos. E a invenção, a ela dada, faz sentido. É como se de repente uma luz que, muitos dizem terem visto às portas da morte antes de regressar à vida, justificasse poder voltar atrás. Retomar o caminho precisamente no momento em que se pisou o risco. Apagar dela esses retratos, imagens sombreadas dum percurso inglório que o acaso resolveu por nós.

Mergulhando de frente no olhar líquido de Perez “El Tigre” (nome fictício), um dos cruzados detido por tráfico daquilo que está mais rentável, nota-se a vontade de cambiar. Saltam dessas memórias que trocámos às escondidas, uma saudade da sua terra natal, perto de Barranquilla, onde nasceu a sua deusa artística, Shakira. Da mulher e dos filhos que por lá ficaram. Da pequena insignificância daquele acto que lhe transformou a vida. Da sua dança wampu puku.
“El Tigre”, um ex-mineiro que se fartou dos Andes, não resistiu ao apelo do lucro fácil, confessou.

Desesperado mas firme, vai tentar tudo para inventar outra memória e vivê-la, garante-me. Eu acredito que consiga. Resta-lhe esperar os dois mais longos anos desta vida que é bem real.

8 Comments:

Blogger tina oiticica harris said...

Gostei das idéias apresentadas e do teu estilo. Só que não sei quem é Nemat. :(

6:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nemat, é um adolescente menor (penso que tem 16/17 anos), condenado á morte em Teerão.

9:42 da tarde  
Blogger maloud said...

E você consegue reinventar as suas menórias? Ou prefere não o fazer? Eu sei que não me pode responder na caixa de comentários, mas pode em post, se lhe apetecer falar disso.

10:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que era simpático, quer para o Zé, quer para os leitores do blog, conseguir criar-se um sistema vigiado(compreendo que existam regras de segurança a cumprir, tais como no regime de visitas pessoais, facto que não impede que se pratiquem ilícitos dentro dos estabelecimentos, nomeadamente o tráfico, mas isso são outras questões)em que o Blogista pudesse responder aos comentários que aqui são feitos, através, por exemplo, de outra pessoa que redigisse os comentários, a fim de evitar a tal troca directa de mensagens, mas que expressasse a opinião do Zé. É, apenas, uma sugestão.

12:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

4:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

3:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Here are some links that I believe will be interested

9:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

3:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home