domingo, agosto 13, 2006

Adeus tristeza



Neste local em que nos encontramos, e onde ainda prevalece o direito de admissão, qualquer domingo acorda cedo.
Não temos galo, mas o dever das obrigações atribuídas faz-nos despertar. Para além da higiene pessoal, há que manter asseado o palacete porque aos domingos é dia de visitas especiais.
De Salvaterra, Lagos, Trancoso ou até de Freixo de Espada à Cinta, vêm “peregrinos” aos molhos de cansativa viagem. O objectivo, claro, é estar um pouco com a sua “dor de cabeça”. O seu menino que pensavam d’oiro.

Recatado a um canto me figuro, tal mestre de cerimónia, onde por vezes me atraiçoa um nó apertado na garganta, que nem sequer é da gravata, ao presenciar quadros de família que ouso aqui e agora divulgar. Não é fácil ficar insensível à dor de dois velhotes, entre vários outros pais, que marcam presença todos os domingos vindos de longe. Gente pobre, mas de alma nobre, que apenas o seu olhar perdido os trai quando olhamos um pouco mais para eles. E ao vê-los, por vezes dá-me ganas de ir dar dois estalos àquele filho-da-puta que está preso e atirar-lhe um “Porque é que fizeste aquela merda?”.

Parecendo paradoxal, um domingo vivido nestas paredes que nos cercam, é um misto de festa e de tristeza. Um dia que marca a diferença entre a apoteose de perceber que se está preso e a outra: a angústia tardia do arrependimento. Por muitas e sábias palavras que nos dirija o padre F. que acompanha os mais traumatizados, o dia seguinte é de reflexão e silêncio.
Ainda pesam na consciência os tumultos e destinos destas vidas que se cruzam. Inexplicavelmente sem sentido.

Mas é só hoje e amanhã. Depois, tudo voltará à confrangedora normalidade.

Para acabar à TheOldMan, o foisimbora, damos música a esta vida que não se deseja aos que nos visitam caiam nela.
O "Hotel" tá cheio!


Powered by Castpost

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que não cabe mais nenhum.
Gostei das escolhas "à OldMan", para além de compreender a mensagem que transmites.
Boa semana, Zé.

saddam, o dos fados

12:51 da tarde  
Blogger Tânia said...

Belo texto, bela reflexão!
Um abraço

10:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! Bookmaker pictogramme Botox counter top display Making formal wedding invitations in photoshop Mel gibson penis Dermatographism celexa Fluoxetine hydrochloride side affects with ambian bdsm Treatment for cholesterol Melbourne corporate conferences team building games lexapro Amrit saab Buy herbal supplements online 1998 isuzu rodeo How to change a headphone jack Photographs valium pills phono cartridge Nonprescription anxiety medication Aggie game http://www.anxiety-social-zoloft.info/Buspironemania.html

1:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »

9:19 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home