quinta-feira, outubro 26, 2006

Delito de opinião

Os Grandes Portugueses

Talvez por preguiça ou desgraça, a maior parte das pessoas desconhece que alguns dos Grandes Portugueses, agora que está na moda referi-los, passaram pelas prisões deste país. Pequeno e lindo, mas imensamente carente, pobre e triste.
Camões, Camilo e eu, levámos bordoada e penas compridas. Bocage e Cunhal, também. No entanto, todos nós escrevemos, bem ou mal, as ditas que nos correm pela alma. E os aqui detidos, que são figuras controversas, enigmáticas até, nunca se conseguirão fazer decifrar o que lhes vai no pensamento e muito menos as histórias pessoais antes de a própria vida os ter traído.

O programa que passa na RTP, para além de interessante no abordar da nossa História, irá cometer com toda a certeza injustiças e alguns excessos na avaliação a que os portugueses são chamados a sufragar.
Como tudo, o resultado é relativo. Os “juízes” serão tendenciosamente partidários e alguns dos “réus” sumariamente penalizados.
Ainda bem que é apenas um entretenimento de mau gosto, porque a História dum Povo é coisa séria.

Podemos não ser Grandes Portugueses, mas temos memória. E identidade. Mesmo que seja apenas conhecida por mero número mecanográfico.

3 Comments:

Blogger Ana said...

Quem é que achas que vai ganhar? Às vezes penso que será no D. Afonso Henriques... se calhar por isso, já não voto nele.

11:23 da tarde  
Blogger Zé "Prisas" Amaral said...

Provavelmente será a figura que reúne os melhores argumentos no figurino do Programa, Ana.
Mas as escolhas dos portugueses sempre deixaram muito a desejar.

10:02 da manhã  
Blogger Tânia Magalhães said...

Eu voto em ti Zé!

E é com prazer que este canto de comentários reúne as irmãs à volta de quem admiram!

11:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home