quinta-feira, dezembro 21, 2006

Futuro



- Conta-me o teu passado e saberei o teu futuro, disse Confúcio.
- O futuro dependerá do que fazemos no presente, respondeu Mahatma Gandhi.


Saber do tempo que há-de vir é, já dos tempos mais remotos, um objectivo a que o Homem se propõe. Assim como voar. Pessoalmente, se isso vier a acontecer – prever o futuro – não ia achar piada nenhuma. Como também faço os possíveis para evitar as previsões da Maya e as recomendações do The History of Astrology. E por arrasto, muito menos voar. Porque sei que, em caso de azar ou avaria, as oficinas estão cá em baixo.

Costuma dizer este povo na sua eterna e simples sabedoria que o futuro a dEUS pertence. Mesmo assim é um exagero. Para mim, o futuro passa tão rapidamente que nunca o conseguiremos agarrar. Sobretudo o futuro longínquo. “Que não existe, que não tem consistência, que não se prevê”. Terá dito em algures o José Gil, parece-me.
Por isso, muito que alguns de nós quando libertos tracem planos, o seu futuro irá sempre depender de terceiros factores. E como a vida está aí por fora, acho que nem a divindade suprema possa fazer alguma coisa.

É usual responder-se por aqui, quando confrontados com a questão, um brevíssimo “logo se vê!”. Provavelmente, se a liberdade me for concedida, irei adoptar a mesma estratégia. Não sem antes de confessar gratuitamente que tenho uma pontinha de fé. Mesmo que a crença em coisas do Além não tenha nada a ver comigo.

Quero ser eu a construir o meu próprio futuro.

BOM NATAL!

17 Comments:

Blogger eduardo said...

Perseverança, força e sorte é o que te desejo.
Como aos outros que tu próprio representas.

Nunca desanimes, rapaz.
E pela forma como encaras esse teu futuro, hás-de conseguir.

12:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

... bonito texto Zé, sobre o conteúdo não digo nada porque navego em outras águas, chama-lhe ilusões perdidas, ou (re)encontradas...

mas desejo-vos que se sintam bem, tão bem que, depois de uma espreguiçadela, sintam que vós e o cosmos são um só.

pyu

6:54 da tarde  
Blogger zazie said...

Feliz Natal e que 2007 lhe seja mais levezinho

6:58 da tarde  
Blogger Unknown said...

Vim aqui desejar umas festas felizes, sobretudo que seja um fantástico ano de 2007.

Hoje, o meu blogue cumpre o primeiro aniversário.
Abraço.

António

8:50 da manhã  
Blogger xatoo said...

Feliz Natal e Bom Ano Novo

como hoje vos venderam a casa,
com os carcanhóis do negócio o investimento da Sociedade na reabilitação do vosso futuro só pode melhorar.
(digo eu,,,)

10:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Das palavras usuais desta altura do ano nunca coseguirei escolher as melhores.

Um abraço, Zé "Prisas" Amaral.
Extensivo a todos quantos por aí pernoitam, como tu dizes.

Bom Natal!

saddam, o dos fados

12:51 da tarde  
Blogger peciscas said...

Na medida do possível,desejo-te um Natal e um
Ano Novo
repletos de
PAZ
SAÚDE
ALEGRIA!

E faço minhas as palavras do amigo Eduardo.

6:03 da tarde  
Blogger Aldina Duarte said...

FESTAS FELIZES!

"A luta para manter a paz é infinitamente mais difícil que qualquer operação militar."
(Anne O'Hare McCormick)


Até sempre :-)

8:47 da tarde  
Blogger Ana said...

Pensava que uma percentagem significativa de presos ia passar o Natal a casa. Será que idealizo uma sociedade assim tão idílica?!

10:46 da tarde  
Blogger MCP said...

Bom Natal!

12:24 da manhã  
Blogger zazie said...

J'a me esquecia: e que o Pai Natal nao se esqueca da pulseirinha

6:01 da tarde  
Blogger Deva said...

Acho a quadra natalícia de uma hipocrisia sem limites, mas não posso deixar de enviar beijos nesta altura, sob pena de a minha omissão ser interpretada como desinteresse.
Em relação a vocês faço especial questão de o fazer, sobretudo neste dia, em que, pela pressão social da época, a tristeza apertará.
Que a força do pensamento dos que vos são queridos vos transmita energia positiva e que o dia vos corra o melhor possível! (dos melhores natais que já tive foi, há cerca de sete anos, quando disse a cada parte da famíla que ia passar a consoada em casa de outra parte,fui ao clube de vídeo buscar uns filmes, desliguei os telemóveis e passei uma excelente e relaxante noite de natal sozinha, divertida pelo efeito que a minha rebeldia iria provocar.)
Beijos a Todos!

12:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

prenda de Natal...


14. Admission to Yale's secret society, Skull and Bones, involves various sexual humiliations
Some of the nation's most prominent politicians, including George W. Bush and his father, are members of Yale's secret society Skull and Bones. Bonesmen are sworn to secrecy, so no one knows what really goes on in the Tomb (the group's on-campus headquarters), but rumors about bizarre initiation rituals and connections with shady organizations like the Illuminati and the CIA and have circulated through word of mouth and in publications like Esquire, The Atlantic Monthly and the New York Times. According to these reports, to gain admission to the sect, our future president lay naked in a coffin while masturbating and reciting his sexual history, participated in nude mud-wrestling matches, jumped into a pile of shit, kissed a skull and received $15,000 upon becoming a member. Bonesmen give each other secret names; supposedly Bush Sr. received the title "Magog," awarded to the inductee with the most sexual experience. Bush Jr. was allowed to choose his own nickname, but didn't come up with one, so the elders christened him "Temporary." Given W's infamous facility with comedic handles ("Turd Blossom" for Karl Rove, etc), this seems unlikely. — SH

1:29 da tarde  
Blogger Grilinha said...

Não me esqueci do prometido e ontem fiz uma torta de canela dedicada a ti e a todos os que estão a cumprir pena.
Não sei se acreditas ou não na Fé divina. Eu tenho a minha própria Fé e acredito no poder da mente e do além.
Um abraço forte e caloroso neste dia de inverno mas com muito sentimento e calor humano.

7:48 da tarde  
Blogger Thita said...

Vim deixar um beijinho.
Não por dó ou piedade. Apenas porque são pessoas que estão mais afastadas de outros exageros que se cometem cá fora e merecem que nos lembremos que vocês existem.

Desejo o melhor Natal que puderem ter e um Ano Novo com muita esperança no futuro. Afinal, é isso que aqui está escrito.

8:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

interessante:

http://dn.sapo.pt/2006/12/27/economia/economias_liberais_geram_sociedades_.html

py

11:54 da manhã  
Blogger AB said...

Bom 2007! :)

2:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home