sexta-feira, junho 01, 2007

Desistir? Nunca!



“Um homem discreto não escreve blogs. Um rapaz atormentado, sim.”
Rui Miguel Brás

É muito capaz de ser verdade.
E atormentados, temos nós aqui aos montes não sendo necessariamente só rapazes novos.
Mas não só. Ao ler esta notícia, lembrámo-nos logo de “Cem Anos de Solidão”. Daquela vila Macondo e da sua vida irreal no meio do nada. Da narrativa de Aureliano Babilónia, que vai morrendo aos poucos, incapaz de resistir ao sufocante peso das gerações condenadas.

Desconhecemos as razões que levaram mais de trezentos reclusos de "il Belpaese" a assinar a sua própria sentença de morte. Leva-nos a crer, talvez, que a esperança de novas oportunidades se apaguem, como na memória dos Buendía, onde só um deles pode ser feliz no encontrar daquele tempo já perdido.

No entanto, tentando-me transpor para a situação de um gajo que leva prisão perpétua, mesmo assim, não consigo descobrir a razão da desistência. Dum acabar numa só vez, como refere o mentor da carta enviada ao La Republica.
Aqui, neste Palacete que está já vendido para a modernização do sistema prisional, a esperança, mesmo sendo a última, nunca morre antes de nós. E vamos tentar dizer-lhes isso.

Logo hoje, em que preparámos uma festa para as crianças que, com um brilhozinho nos olhos nas palavras do poeta, alimentam a esperança destes pais que aqui estão em meu redor voltarem a uma nova vida sem se preocuparem em ser discretos.

Será talvez por isso que escrevemos no blogue, sem necessariamente ser obrigatório estarmos atormentados.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então ninguém vem cá? E eu que não tenho blog sou suposto ser um homem discreto, e até sou mais ou menos, outra vezes sou um rapaz atormentado... Viva os javalis.

py

6:03 da tarde  
Blogger eduardo said...

Mas ó Zé, atormentados andamos todos. Uns mais que outros é certo, mas discreto é coisa que não me passa pela cabeça.
Além disso, aqueles italianos são malucos, pá.

10:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ola zé,
gostei mto do teu blog. vou po lo nos favoritos e manter as minhas leituras actualizadas.
os textos são lindos e as fotos tb.
xegeui a ele atraves d 1 peskisa k fazia sobre o programa "rumos d futuro". não sei s será possivl mas gostaria k m desses a tua opinião acerca do mesmo.
obg
ana maria

12:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olha Zé a menina de cima postou a uma hora que é uma kpk, costuma ser bom sinal.

Eu vinha aquik trazer isto pró pessoal:

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=245180&idselect=10&idCanal=10&p=200

py

6:43 da tarde  
Blogger Pedro Boavida said...

Estou atormentado é com o Ambiente , os livros falam sobre o que é uma àrvore e o que são vidas ,mas pensar que vale a pena desistir é não querer ler o que nós damos à nossa vida e à vida dos outros.... o blog está fixe continua que o sol aos quadradinhos tem um link ...

11:04 da manhã  
Blogger Zé "Prisas" Amaral said...

Ana Maria:
dê-nos um link que fale da sua pesquisa para podermos ter uma opinião. Ou então, vamos nós pesquisar e enviamos um e-mail. Mas não temos o seu...

Eduardo, Py, vocês não precisam saber que os estimamos, Já são da casa (salvo seja).

Pedro:
O Ambiente preocupa qualquer pessoa que goste de viver em liberdade. Mesmo detido por uns tempos, eu não fujo à regra. Basta-me cumprir a pena para voltar a acreditar nos valores que sempre defendi. A vida é um deles, já que não matei ninguém. Ainda...

11:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home