Soubemos hoje que a dona Isabel Stilwell é a nova directora do gratuito
Destak.
E bastou-nos dez minutos na pesquisa ao
Google para sabermos mais coisas sobre a senhora. Tal como ter sido redactora no DN, colaboradora na Elle e na Marie Claire, além de fundadora da Pais & Filhos e que, a nosso ver, até é uma cota bem parecida.
Mas o que vem a propósito é o Editorial que ela assinou no assumir do cargo.
Destaka a prioridade de assuntos que já referimos neste espaço, mas que é sempre importante relembrar: as armas ilegais, os guetos urbanos, os miúdos de armas na mão.
Pelo estilo da escrita e o curricular que a tal pesquisa nos mostrou, a madame vive bem e escreve livros. E preocupa-se com estas merdas. Dou-lhe razão. Hoje em dia são os filhos destes gajos, meus amigos de cela e outras variantes, que estão na berlinda. Amanhã, espero bem que não, podem ser os filhos dos fulanos e das cicranas que escrevem nos blogues e acontece terem já falado do assunto e julgam estar com o credo na boca ao analisar o caraças da questão, ou assustarem-se da hipótese lhes entrar pela porta dentro. É que conforme esta treta anda, ninguém pode afirmar que está seguro. Nem o António José, que tem um casal de filhos, e até é licenciado em Relações Internacionais, e que por norma e equilíbrio mental, deseja o melhor para o futuro deles.
Ao contrário da análise que um amigo faz de mim, eu não sou doutor. Nem engenheiro ou catedrático, e muito menos possuo pergaminhos no meu
curriculum vitae que me façam sentir especial. Sou apenas o produto parido da sociedade que me criou - parece Zeca Afonso, fixe? – mas basta apenas saber, ou estar por perto, destas realidades que não têm nada de virtual, para concluir com um ponto de afirmação. São casos reais de comportamentos juvenis adulterados por exemplos gratuitos de violência infantil, onde as estruturas sociais não encontram solução no volte-face das sociedades modernas, e muito menos os pais deles, na básica estrutura que as sociedades mais avançadas já encontraram.
Sei é que continuamos a debater o problema por baixo, e poucas pessoas se preocupam com o essencial no futuro das próximas gerações. Quase que estava para plagiar o
sms sobre o Professor Fernando Charrua que O Jumento (
link) teve a ousadia de publicar: “somos governados por uma cambada de vigaristas e o chefe deles todos é um filho da puta”.
Mas,provavelmente, o aeroporto terá prioridade.